A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro Heitor Villa-Lobos: vida e obra (1887-1959), do musicólogo finlandês Eero Tarasti.
A tradução deste livro é um grande acontecimento para os estudos dedicados à vida e obra de Heitor Villa-Lobos no Brasil.
Nele Tarasti investiga a fundo toda a vastidão da obra villalobiana, apresentando obras que ainda hoje são pouco conhecidas entre nós brasileiros, como as óperas Izaht, Menina das Nuvens e Yerma, ou obras sinfônicas como O Papagaio do Moleque e a cantata Mandú-Çárárá. Se o livro era lido e constantemente citado no Brasil por um círculo restrito de conhecedores, muitas vezes a partir de cópias xerográficas ou digitalizações pouco legíveis do original em inglês, que está esgotado, esta tradução certamente irá permitir que um número muito maior de músicos, pesquisadores e apreciadores da música brasileira possam conhecer mais os tesouros que Villa-Lobos nos deixou e que precisam ser ouvidos nos palcos e em gravações.
ISBN | 9788569220770 |
Título | |
Editora | Contracorrente |
Ano da Edição | 2021 |
Nº Edição | 1ª edição |
Páginas |
600 |
Encadernação | Capa dura |
Autor |
Eero Tarasti |
Prefácio |
Paulo de Tarso Salles |
Sobre o autor
Eero Tarasti é um musicólogo e semiólogo finlandês, professor emérito de musicologia na Universidade de Helsinki. Recebeu diversos prêmios, incluindo o de Chevalier de l’Ordre Palme Académique, em 2004, e o Honorary Doctor of the New Bulgarian University, em 1991.
Sumário
APRESENTAÇÃO – PAULO DE TARSO SALLES
PREFÁCIO À EDIÇÃO ORIGINAL – EERO TARASTI
CAPÍTULO I – O LEVANTAMENTO DA HISTÓRIA DA MÚSICA NA AMÉRICA LATINA
CAPÍTULO II – A VIDA E A PERSONALIDADE DE VILLA LOBOS RETRATADA POR SEUS CONTEMPORÂNEOS
CAPÍTULO III – A CHEGADA DO MODERNISMO AO BRASIL
CAPÍTULO IV – OS CHOROS: UMA NOVA FORMA DE COMPOSIÇÃO?
CAPÍTULO V – VILLA-LOBOS E A DÉCADA DE 1930
5.1 O educador musical
5.2 O retorno a Bach
CAPÍTULO VI – BACHIANAS BRASILEIRAS
CAPÍTULO VII – OBRAS VOCAIS
7.1 Canções solo
7.2 Obras corais, a cappela
CAPÍTULO VIII – OBRAS SOLO INSTRUMENTAIS
8.1 Obras para violão
8.2 Obras para piano
8.2.1 Rudepoema
8.2.2 A Prole do Bebê nº 1
8.2.3 A Prole do Bebê nº 2
CAPÍTULO IX – MÚSICA DE CÂMARA
9.1 Sonatas para violino e para violoncelo
9.1.1 Sonatas para violino e piano
9.1.2 Sonata nº 2 para violoncelo e piano
9.2 Trios para piano, violino, viola e violoncelo
9.3 Fantasia Concertante
9.4 Quartetos de cordas
9.5 Sexteto Místico
9.6 O Noneto, de Villa-Lobos, e L’Homme et son désir, de Milhaud
CAPÍTULO X – OS CONCERTOS
10.1 Suíte para piano e orquestra
10.2 Momoprecoce
10.3 Concertos para piano
10.4 Concerto para violão e pequena orquestra
10.5 Concerto para harpa e orquestra
10.6 Concerto nº 2 para violoncelo e orquestra
CAPÍTULO XI – OBRAS ORQUESTRAIS
11.1 Poemas sinfônicos, balés e cantatas
11.2 As Sinfonias
11.3 O Descobrimento do Brasil
CAPÍTULO XII – OBRAS DE CENA
12.1 Óperas
12.2 Magdalena
NOTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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