A Editora Contracorrente inaugura a coleção “Educação e Psicanálise”, com o título “Paixão da ignorância: a escuta entre a psicanálise e educação”, do Professor Christian Dunker. O objetivo da coleção é dar voz a educadores e psicanalistas, a fim de reduzir o hiato entre a transmissão oral e a escrita, entre escola e universidade, entre prática e pesquisa, surgidas do chão da sala de aula. A proposta parte da escuta do próprio campo aprendente entre os atores da vida escolar, retomando os princípios inclusivos de Paulo Freire.
Iniciamos esse projeto com um texto cuidadoso, que esmiúça conceitos da psicanálise, da educação e do cotidiano dos sujeitos envolvidos nesse processo de troca que é o aprendizado. O tom de Christian Dunker é irreverente, prenhe de ensinamentos teóricos e práticos, tornando o livro uma leitura fundamental não só para psicanalistas e educadores, mas também para qualquer interessado em aprender mais sobre essas áreas.
ISBN | 9786599119491 |
Título | Paixão da ignorância: a escuta entre a psicanálise e educação |
Editora | Contracorrente |
Ano da Edição | 2020 |
Nº Edição | 1 |
Páginas | 320 |
Encadernação | Brochura |
Autor | Christian Dunker |
SUMÁRIO
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
PARTE I – A ESCOLA ENTRE COMUNIDADE E INSTITUIÇÃO
1. Paulo Freire
2. Educação em Tempos anti-intelectuais
3. Pós-verdade e novo irracionalismo brasileiro
4. A arte de imbecilizar crianças
5. A escola de Procustro
7. Crianças para o mundo, escolas para a cidade
8. Cuidar, educar e governar
PARTE II – EDUCAÇÃO PARA A ESCUTA
1. Sofrimento na escola
2. Medicalização, Criminalização e Doping
3. Desigualdade racial e socioeconômica na educação
4. Sofrimento digital
5. A escuta como resposta transversal ao sofrimento escolar
6. O tempo da escuta
7. O trabalho político da escuta
8. A escuta entre gerações
PARTE III – DO CONHECIMENTO AO RECONHECIMENTO
1. A escola como escolha ética
2. Resultado ou processo
3. O apólogo da flauta indiana
4. O desejo como valor
5. Do conhecimento ao reconhecimento
6. Autonomia ou heteronomia
7. Dependência e independência
8. Segurança ou risco
9. A sala de aula como situação de risco
10. A formação do desejo de saber
11. A formação do desejo de escola nos pais
12. A formação do desejo do professor
PARTE IV – LINGUAGEM, FALA E ESCRITA
1. Cena de escritura infantil
2. Letramento e alfabetização
3. Constituição do Sujeito
4. Função de nomeação: a letra como litoral entre saber e gozo
5. Função Dêitica: o Sujeito da Enunciação no Enunciado
6. A negação e a rasura
7. Letramento primário e transitivismo
8. O Jogo de Alternância (Fort-Da) e a superação do transitivismo
9. Hipótese sobre a aquisição da escrita
10. Inversões
11. Confusão de línguas entre adultos e crianças
12. Contar em espelho
13. O Discurso Alfabético
14. Analfabetismo Digital Generalizado
PARTE V – PSICANÁLISE E UNIVERSIDADE
1. Romance de formação na psicanálise
2. Psicanálise e universidade brasileira
3. A Angústia da Tese
4. 27 + 1 erros mais comuns de quem quer escrever uma tese em psicanálise
Avaliações
Não há avaliações ainda.