LIGUE PARA NÓS + 55 11 3675-4796


Voltar à página anterior

A Editora Contracorrente tem a satisfação de publicar mais um volume da coleção “Psicanálise e Educação”, coordenada pelos Professores Christian Dunker e Ana Cristina Dunker.

O título “Retratos da pesquisa em Psicanálise e Educação” vem coroar um intenso trabalho de pesquisas e intervenções liderado pelo Grupo de Trabalho “Psicanálise e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Organizada por Rinaldo Voltolini e Rose Gurski, dois expoentes da Psicanálise contemporânea brasileira, a obra traz textos de diversos psicanalistas e pesquisadores-docentes que lideram a necessária discussão do encontro da psicanálise com a educação.

Desde Freud entende-se que buscar a consistência teórica e o rigor das formulações próprias à ciência, em consonância com os desafios políticos e sociais de cada época, constitui o fundamento maior da presença da psicanálise no campo científico e cultural. As autoras e os autores, imbuídos também pelo compromisso com os modos atuais de sofrimento psíquico, interrogam: como enlaçar psicanálise, educação, pesquisa e política?

Trata-se, pois, de uma obra que, para além de seus méritos acadêmicos, constitui uma valiosa intervenção no debate público atual.

Detalhes do produto:

ISBN 9786588470046
Título Retratos da pesquisa em Psicanálise e Educação
Editora Contracorrente
Ano da Edição 2020
Nº Edição  1ª edição
Páginas 350
Encadernação Brochura
Organizadores Rinaldo Voltolini; Rose Gurski
Coautores Anna Carolina Lo Bianco, Ângela Vorcaro, Cássio Eduardo Soares Miranda, Cláudia Bechara Fröhlich, Cláudia Perrone, Cristiana Carneiro, Cristóvão Giovani Burgarelli, Dayanna Pereira dos Santos, Larissa Costa Beber Scherer, Luciana Gageiro Coutinho, Maralice de Souza Neves, Marcelo Ricardo Pereira, Márcio Rimet Nobre, Maria Cristina Poli, Nádia Laguárdia de Lima, Natália Costa Leite, Rinaldo Voltolini, Rose Gurski, Simone Zanon Moschen

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

PARTE I – A PESQUISA PSICANALÍTICA NA UNIVERSIDADE E NO BRASIL

Psicologia e psicanálise no Brasil: ainda um lugar para o sujeito

Anna Carolina Lo Bianco

PARTE II – OS DIFERENTES CAMINHOS NA PESQUISA  EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

A psicanálise que praticamos na educação e seus possíveis equívocos

Marcelo Ricardo Pereira

Do ensaio-flânerie à escuta-flânerie:contribuições ao campo das pesquisas em psicanálise e (socio)educação

Cláudia Perrone

Rose Gurski

A psicanálise na pesquisa sobre a formação de professores: sujeito e saber

Rinaldo Voltolini

PARTE III – A PESQUISA PSICANALÍTICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO

Lições de pedra no sertão da linguagem: a contagem  na formação continuada de professores

Cláudia Bechara Frölich

Simone Zanon Moschen

Mal-estar na escola e a aposta docente: encontros e desencontros

Larissa Costa Beber Scherer

Cristiana Carneiro

Psicanálise aplicada à educação e formação de professores: a conversação como método de pesquisa-intervenção

Cássio Eduardo Soares Miranda

A pesquisa psicanalítica como intervenção na formação continuada de professores de língua inglesa

Maralice de Souza Neves

Natália Costa Leite

PARTE IV -A INFÂNCIA E O INFANTIL NA PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Linguagem, Psicanálise e Educação: de infans a falante

Cristóvão Giovani Burgarelli

Dayanna Pereira dos Santos

O dizer de crianças que não falam

Ângela Vorcaro

Por que esta criança não para quieta? Mal-estar de professores ante o corpo pulsional

Cristiana Carneiro

PARTE V -A PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO NO CAMPO DA ADOLESCÊNCIA

A adolescência nas ocupações de escolas: novos enlaçamentos no discurso?

Luciana Gageiro Coutinho

Maria Cristina Poli

A escuta de adolescentes como dispositivo de resistência à lógica da cultura digital

Nádia Laguárdia de Lima

Márcio Rimet Nobre

AUTORES

Peso 0.570 kg
Dimensões 23 × 16 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

You may also like...