A Editora Contracorrente tem a satisfação de publicar mais um volume da coleção “Psicanálise e Educação”, coordenada pelos Professores Christian Dunker e Ana Cristina Dunker.
O título “Retratos da pesquisa em Psicanálise e Educação” vem coroar um intenso trabalho de pesquisas e intervenções liderado pelo Grupo de Trabalho “Psicanálise e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Organizada por Rinaldo Voltolini e Rose Gurski, dois expoentes da Psicanálise contemporânea brasileira, a obra traz textos de diversos psicanalistas e pesquisadores-docentes que lideram a necessária discussão do encontro da psicanálise com a educação.
Desde Freud entende-se que buscar a consistência teórica e o rigor das formulações próprias à ciência, em consonância com os desafios políticos e sociais de cada época, constitui o fundamento maior da presença da psicanálise no campo científico e cultural. As autoras e os autores, imbuídos também pelo compromisso com os modos atuais de sofrimento psíquico, interrogam: como enlaçar psicanálise, educação, pesquisa e política?
Trata-se, pois, de uma obra que, para além de seus méritos acadêmicos, constitui uma valiosa intervenção no debate público atual.
Detalhes do produto:
ISBN | 9786588470046 |
Título | Retratos da pesquisa em Psicanálise e Educação |
Editora | Contracorrente |
Ano da Edição | 2020 |
Nº Edição | 1ª edição |
Páginas | 350 |
Encadernação | Brochura |
Organizadores | Rinaldo Voltolini; Rose Gurski |
Coautores | Anna Carolina Lo Bianco, Ângela Vorcaro, Cássio Eduardo Soares Miranda, Cláudia Bechara Fröhlich, Cláudia Perrone, Cristiana Carneiro, Cristóvão Giovani Burgarelli, Dayanna Pereira dos Santos, Larissa Costa Beber Scherer, Luciana Gageiro Coutinho, Maralice de Souza Neves, Marcelo Ricardo Pereira, Márcio Rimet Nobre, Maria Cristina Poli, Nádia Laguárdia de Lima, Natália Costa Leite, Rinaldo Voltolini, Rose Gurski, Simone Zanon Moschen |
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
PARTE I – A PESQUISA PSICANALÍTICA NA UNIVERSIDADE E NO BRASIL
Psicologia e psicanálise no Brasil: ainda um lugar para o sujeito
Anna Carolina Lo Bianco
PARTE II – OS DIFERENTES CAMINHOS NA PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
A psicanálise que praticamos na educação e seus possíveis equívocos
Marcelo Ricardo Pereira
Do ensaio-flânerie à escuta-flânerie:contribuições ao campo das pesquisas em psicanálise e (socio)educação
Cláudia Perrone
Rose Gurski
A psicanálise na pesquisa sobre a formação de professores: sujeito e saber
Rinaldo Voltolini
PARTE III – A PESQUISA PSICANALÍTICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO
Lições de pedra no sertão da linguagem: a contagem na formação continuada de professores
Cláudia Bechara Frölich
Simone Zanon Moschen
Mal-estar na escola e a aposta docente: encontros e desencontros
Larissa Costa Beber Scherer
Cristiana Carneiro
Psicanálise aplicada à educação e formação de professores: a conversação como método de pesquisa-intervenção
Cássio Eduardo Soares Miranda
A pesquisa psicanalítica como intervenção na formação continuada de professores de língua inglesa
Maralice de Souza Neves
Natália Costa Leite
PARTE IV -A INFÂNCIA E O INFANTIL NA PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Linguagem, Psicanálise e Educação: de infans a falante
Cristóvão Giovani Burgarelli
Dayanna Pereira dos Santos
O dizer de crianças que não falam
Ângela Vorcaro
Por que esta criança não para quieta? Mal-estar de professores ante o corpo pulsional
Cristiana Carneiro
PARTE V -A PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO NO CAMPO DA ADOLESCÊNCIA
A adolescência nas ocupações de escolas: novos enlaçamentos no discurso?
Luciana Gageiro Coutinho
Maria Cristina Poli
A escuta de adolescentes como dispositivo de resistência à lógica da cultura digital
Nádia Laguárdia de Lima
Márcio Rimet Nobre
AUTORES
Avaliações
Não há avaliações ainda.